Você conhece o Azure Monitor? Saiba o que ele pode fazer para a sua aplicação

As aplicações atualmente estão mudando com muita frequência para atender a necessidade do negócio e os requisitos do cliente.

Como podemos fazer para controlar a saúde da aplicação e com isso saber exatamente onde estamos tendo problemas e onde está funcionando bem? Como podemos saber se uma funcionalidade específica que acabamos de lançar está realmente atendendo as necessidades e expectativas do nosso cliente?

Nós conseguimos fazer isso tudo através do monitoramento das nossas aplicações.

Através do monitoramento nós conseguimos ter a visão completa da aplicação, desde seus componentes físicos (servidores e serviços utilizados) até os processos de negócios e como estão sendo utilizados pelos seus clientes.

O Azure Monitor é uma plataforma que ajuda a gente nessa difícil tarefa, porém de uma maneira bem simples e fácil de adotar.

Basicamente ele trabalha nos seguintes 3 pilares para nos mostrar como está a nossa aplicação. São elas:

Visibilidade

O Azure Monitor fornece todos os dados em uma única plataforma centralizada, atualizada e com as informações que você precisa. Com isso você consegue montar relatórios extremamente ricos e focados para a sua necessidade.

Insights

Quando você está tentando resolver o problema de uma aplicação em produção você está trabalhando sobre pressão e correndo contra o tempo para ou colocar a aplicação novamente no ar ou evitar que o problema se espalhe para o resto do sistema. Com o Azure Monitor você consegue investigar, “debugar” e ter a visão completa do que está acontecendo dentro da sua aplicação quase que em tempo real.

Além disso, o Azure Monitor trabalha com um machine learning que ajuda a identificar problemas na sua aplicação e já notificar para você quando algo possa dar errado e até a descobrir caminhos “escondidos” que sua aplicação faça.

Otimização

Depois de conseguir acessar e analisar os dados, o Azure Monitor consegue nos ajudar na otimização da nossa aplicação.

Através de suas ferramentas e relatórios nós conseguimos entender como está funcionando a nossa aplicação e com isso trabalhar para melhorar ainda mais a sua performance, a utilização do sistema pelos usuários, entre outros aspectos, como por exemplo saber como os seus clientes interagem com sua aplicação e saber como andam os indicadores definidos pelo negócio.

Com as informações apresentadas para a gente através desses pilares nós conseguimos ter uma visibilidade completa da saúde da nossa aplicação e usar os dados até para negociar novas features com a área de negócio, pois saberemos onde realmente nosso usuário está navegando e onde ele pode estar enfrentando problemas para conseguir executar a ação desejada.

Em próximos posts, vou entrar em detalhes em cada uma dessas áreas e apresentar as ferramentas dentro da plataforma que vão nos ajudar na tarefa que melhorar continuamente nossa aplicação.

Espero que tenha gostado e se tiver alguma dúvida específica me manda um e-mail ou deixe nos comentários.

Até a próxima, Claudio Romão



16/01/2020 | Por Claudio Romão | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas