Desbancando alguns mitos sobre DevOps

Embora DevOps já não possa ser chamado exatamente de “novidade” - afinal, está aí há vinte anos! - o fato é que esse assunto é frequentemente mal-compreendido. Há muitos mitos em torno desta prática que podem desencorajar as empresas de adotá-la. Vamos acabar de vez com essa confusão?

Veja aqui alguns exemplos de mitos que ainda são bastante difundidos por aí. Esta está longe de ser uma lista exaustiva - tenho certeza que você deve ter seus próprios exemplos para compartilhar. Mas vamos lá:

Mito 1: DevOps é só para startups e empresas de tecnologia

É comum acreditar que o DevOps é um recurso exclusivo para startups e empresas de tecnologia. No entanto, esta filosofia de trabalho se baseia em aumentar a eficiência, a colaboração e a qualidade do produto ou serviço, fatores que são essenciais para qualquer tipo de negócio. Indústrias tão diversas quanto o varejo, a saúde e a educação têm implementado com sucesso práticas de DevOps.

Mito 2: DevOps substitui os papéis de Desenvolvimento e Operações

Ainda que o nome “DevOps” seja uma junção de “Desenvolvimento” e “Operações”, o objetivo não é eliminar esses papéis, mas sim integrá-los de maneira mais eficiente. DevOps envolve a colaboração entre várias equipes, e essa colaboração é essencial para garantir a entrega rápida e de alta qualidade de software ou serviços.

Mito 3: DevOps é apenas sobre ferramentas

Enquanto ferramentas como Jenkins, Docker, Ansible, entre outras, são essenciais para a prática do DevOps, elas não são tudo. DevOps é uma cultura que inclui práticas como integração contínua, entrega contínua e monitoramento constante. Embora essas ferramentas auxiliem na implementação dessas práticas, a verdadeira essência do DevOps é a colaboração e a comunicação eficiente entre as equipes.

Mito 4: DevOps é muito caro

A adoção do DevOps pode exigir algum investimento inicial, especialmente em treinamento e ferramentas. No entanto, ao longo do tempo, a implementação bem-sucedida do DevOps pode resultar em economia de custos. Isso ocorre porque a integração contínua, o monitoramento constante e a entrega mais rápida podem levar a um menor tempo de inatividade, menos erros e, portanto, menos retrabalho.

Mito 5: DevOps significa entrega mais rápida a todo custo

DevOps promove a entrega mais rápida, mas não a todo custo. A qualidade do software é uma preocupação primordial, e as práticas de DevOps visam garantir essa qualidade. O objetivo é criar um fluxo de trabalho que permita entregas rápidas, mas sempre de forma segura e eficaz, garantindo a satisfação do cliente.

Resumindo…

O DevOps é uma mentalidade de trabalho que pode trazer muitos benefícios para as empresas, independentemente do seu tamanho ou setor.

Ao entender verdadeiramente o que o DevOps é, e o que não é, as empresas podem superar seus receios e aproveitar ao máximo as vantagens que essa prática pode oferecer.

E você? Quais são os mitos e objeções ao DevOps que você já ouviu? Compartilhe comigo nos comentários!

Um abraço,
Igor Abade



21/07/2023 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas