"Scrum e Kanban são como água e óleo." Será?

Na complexa paisagem do gerenciamento de projetos, especialmente em ambientes de desenvolvimento ágil, as equipes frequentemente encontram-se no dilema de implementar o framework Scrum ou as práticas do Kanban. Essas duas abordagens ágeis são, às vezes, vistas como opostas - como água e óleo, que não se misturam. Mas, será que essa percepção reflete a realidade?

Não sei quanto a você, mas já vi isso acontecer em diversos de nossos clientes: as equipes começam com um modelo de gestão ágil (Scrum ou Kanban) e, depois de um tempo, trocam para o outro. E, em alguns casos, a troca é feita de forma tão radical que parece que o modelo anterior era completamente errado. Tem até grupos de defensores de cada um dos lados, que às vezes mais parecem torcidas organizadas de futebol.

Mas será que é para tanto? A gente precisa, MESMO, tomar partido de um ou de outro? Ou será que podemos usar o melhor dos dois mundos?

Scrum e Kanban

O Scrum, com seus sprints de trabalho definidos e papéis bem delimitados, é um framework que serve como base para criar um processo adaptativo e iterativo. Por outro lado, o Kanban é um sistema de gestão visual que enfatiza a melhoria contínua, a eficiência e a flexibilidade. Ambos têm origens distintas, mas compartilham um objetivo comum: aumentar a eficiência e eficácia do desenvolvimento.

É fundamental esclarecer que Scrum e Kanban têm suas particularidades. O Scrum provê uma estrutura que orienta as equipes a entregarem incrementos de valor em intervalos regulares, conhecidos como Sprints. Já o Kanban incentiva o fluxo contínuo de trabalho, limitando a quantidade de tarefas em progresso e visualizando todo o processo.

No entanto, a visão de que essas abordagens são como água e óleo, incapazes de se misturar, é um equívoco. Na verdade, as equipes que praticam Scrum podem se beneficiar significativamente da adoção de práticas do Kanban, como a visualização do fluxo de trabalho. Isso pode proporcionar maior transparência e fluidez nas atividades, melhorando a coordenação e colaboração.

Além disso, as práticas do Kanban podem ser incorporadas ao Scrum sem qualquer conflito com o framework. A integração de elementos do Kanban no Scrum é frequentemente chamada de “Scrumban”, que combina o melhor dos dois mundos: a estrutura e as práticas iterativas do Scrum com a visualização de fluxo e a flexibilidade do Kanban.

As equipes que usam Scrum estão encorajadas a inspecionar e adaptar seus processos e práticas continuamente para maximizar o valor entregue ao cliente. Portanto, longe de serem incompatíveis, a implementação de práticas do Kanban pode ser uma excelente maneira de otimizar e melhorar os processos existentes.

Conclusão

Em resumo, Scrum e Kanban não são como água e óleo. Eles podem e devem coexistir, complementando-se para criar um processo de gerenciamento de projetos mais eficiente e eficaz. Com a mistura certa de elementos do Scrum e do Kanban, as equipes podem criar seu próprio “blend” único que atenda às suas necessidades e circunstâncias específicas. Portanto, em vez de água e óleo, talvez devamos pensar em Scrum e Kanban como ingredientes de uma receita bem-sucedida para o gerenciamento de projetos ágeis.

E na sua empresa, vocês já estão usando alguma prática ágil? Conte para nós nos comentários.

Ah, e sabia que esses e outros tópicos fazem parte do nosso treinamento Dominando Projetos Ágeis com Azure Boards? Lá discutimos a utilização de Scrum e Kanban em conjunto com Azure DevOps, e também como utilizar o Azure Boards para gerenciar seus projetos ágeis.

Quer saber mais? Então acesse o link do treinamento. E atenção: estamos com vagas limitadas para as turmas de agosto do nosso treinamento. Não perca tempo e garanta já a sua vaga e o seu desconto!

Um abraço,
Igor Abade



11/07/2023 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas