Por que migrar para o Azure DevOps Services?

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos aqui na CloudMotion é “por que migrar para o Azure DevOps Services?”. Ou, colocando de outra forma, “vocês conseguem nos ajudar a defender internamente uma migração do Azure DevOps para a nuvem?”.

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e mostrar algumas das vantagens de usar o Azure DevOps Services em comparação com o Azure DevOps Server.

Introdução

Antes de mais nada, vale lembrar que o Azure DevOps é uma plataforma de desenvolvimento de software que oferece uma série de serviços para ajudar a gerenciar o ciclo de vida de desenvolvimento de software, e que essa plataforma vem em dois “sabores”: o Azure DevOps Services e o Azure DevOps Server.

  1. O Azure DevOps Services é uma plataforma de desenvolvimento de software como serviço (SaaS) que oferece uma série de serviços para ajudar a gerenciar o ciclo de vida de desenvolvimento de software.
  2. Já o Azure DevOps Server é uma plataforma de desenvolvimento de software on-premises que oferece os mesmos serviços que o Azure DevOps Services, mas que você pode instalar em seu próprio servidor.

Ou seja, o Azure DevOps Services é uma versão da plataforma de desenvolvimento de software que você pode usar na nuvem, enquanto o Azure DevOps Server é a versão que você pode instalar em seu próprio servidor.

Qual eu devo usar?

Caso você esteja pensando em adotar a plataforma de DevOps da Microsoft neste exato momento, pode surgir essa dúvida: “qual desses dois eu devo usar? Server ou Services”. E a resposta para essa pergunta, como não poderia deixar de ser, é: “depende”. Se você precisar:

  • Manter um ambiente completamente isolado, sem acesso à internet;
  • Ter controle total sobre a infraestrutura de TI; ou
  • Personalizar extensivamente o comportamento do produto

Então você deve usar o Azure DevOps Server. Caso contrário, nossa recomendação é que você use o Azure DevOps Services.

Mas e se eu já tenho o Azure DevOps Server instalado?

Essa é uma situação bastante comum - em especial com clientes que vêm usando a plataforma desde os tempos do Team Foundation Server. Nesse caso, você pode perfeitamente continuar usando o Azure DevOps Server, mas sugiro que você considere a migração para o Azure DevOps Services.

E para ajudar você a decidir se deve ou não fazer essa migração, vamos listar alguns dos benefícios de usar o Azure DevOps Services em comparação com o Azure DevOps Server.

Por que migrar para o Azure DevOps Services?

1. Você não precisa se preocupar com a infraestrutura de TI

O Azure DevOps Services é uma plataforma de desenvolvimento de software como serviço (SaaS), o que significa que você não precisa se preocupar com a infraestrutura de TI. Dessa forma, todos estes aspectos deixam de ser relevantes:

  • Aquisição de hardware;
  • Instalação do software;
  • Configuração e manutenção de servidores;
  • Segurança e controle de acesso;
  • Recuperação de desastres (backup / restore);
  • Alta disponibilidade;
  • Escalabilidade e estabilidade do ambiente.

Para um ambiente com poucos usuários esses pontos todos podem parecer triviais. Mas à medida que a base de usuários do TFS / Azure DevOps Server aumenta, esses pontos se tornam cada vez mais complexos e exigem um esforço considerável para serem gerenciados. Alta disponibilidade e escalabilidade, em particular, podem ser bastante desafiadores numa empresa com centenas de pessoas dependendo do Azure DevOps Server para suas atividades diárias.

Quando você opta por uma plataforma de SaaS como o Azure DevOps Services, você não precisa se preocupar com esses aspectos. Você simplesmente paga uma taxa mensal e usa o serviço. E se você precisar de mais usuários, basta contratar mais assinaturas no serviço. Simples assim. Alta disponibilidade, backup/restore, segurança do ambiente… tudo isso é gerenciado pela Microsoft.

2. Acesso global e seguro

O Azure DevOps Services é hospedado na nuvem do Azure, que possui datacenters em todo o mundo. Isso significa que seus usuários podem acessar o serviço de qualquer lugar do mundo com uma conexão à Internet.

Em tempos de trabalho remoto - muitas vezes com pessoas trabalhando em diferentes regiões do país - ou até do mundo - disponibilizar conectividade para as equipes remotas passou a ser um desafio ainda maior para as empresas. Ao invés de precisar se preocupar com VPNs e afins, o Azure DevOps Services simplifica o acesso aos repositórios de código oferecendo uma conexão direta via internet pública.

Mas e a segurança?”, você pode perguntar. Afinal “meu código agora está na internet!

Mas não se preocupe. O Azure DevOps Services oferece recursos de segurança avançados, como autenticação multifator, auditoria de acesso e conformidade com padrões de segurança, como ISO 27001, SOC 1 e SOC 2. Em combinação com ferramentas como o Acesso Condicional do Azure AD, você pode garantir que apenas as pessoas certas tenham acesso aos seus repositórios de código.

3. Atualizações regulares

O Azure DevOps Services é atualizado regularmente com novos recursos e aprimoramentos, o que significa que você sempre terá acesso às últimas funcionalidades sem precisar se preocupar com a manutenção do servidor.

Este é um aspecto bastante comentado por clientes que nos procuram para migrar do Azure DevOps Server para o Azure DevOps Services - eles querem ter acesso aos recursos e funcionalidades mais novos assim que eles forem lançados, sem precisar ficar esperando a próxima atualização do Azure DevOps Server.

4. Custo e modelo de licenciamento

Por ser um serviço contratado no modelo de assinatura, o Azure DevOps Services permite que vocês paguem apenas pelos usuários que efetivamente precisam da ferramenta. Num modelo de licenciamento tradicional de software, é comum precisar contratar licenças a mais para contemplar situações de flutuação de usuários, fazendo com que parte dessas licenças fique ociosa.

No Azure DevOps Services, você paga apenas pelos usuários que efetivamente estão usando o serviço. E se você precisar de mais usuários, basta contratar mais assinaturas no serviço. Simples assim.

Há também uma mudança de “modelo contábil” de aquisição de acessos para o Azure DevOps, uma vez que a transição do on-premises (com servidores e licenças) para a nuvem (com assinaturas) significa que sua empresa sai de um cenário de CAPEX (licenças, servidores) e vai para outro de OPEX (assinaturas). Em muitas clientes, este argumento foi o bastante para convencer a alta cúpula a migrar para o Azure DevOps Services.

5. Agentes de pipeline hospedados pela Microsoft ou on-premises

Com o Azure DevOps Services é possível optar por qualquer um dentre os três modelos de agente que pipeline que a ferramenta suporta:

Com os agentes mantidos pela Microsoft (“Microsoft Hosted”) é possível usar uma infraestrutura de build de escala global, com elasticidade contínua, pagando apenas pelo uso e sem precisar se preocupar em manter a infraestrutura de agentes de build (atualização de servidores, instalação de patches, liberação de espaço em disco, jobs travados etc.).

Para os casos em que você quer ter a mesma conveniência da elasticidade dos agentes de build Microsoft-hosted, mas com a flexibilidade de poder customizar a imagem do SO da VM onde os builds serão executados, é possível usar os agentes de pipeline baseados em VMSS.

E por fim, para os casos em que você precisa de agentes de pipeline hospedados em servidores on-premises, o Azure DevOps Services também permite que você instale os seus próprios agentes de pipelines em servidores dentro da sua infraestrutura. Vale lembrar que não é necessário abrir nenhuma porta de firewall - e nem colocar os agentes de build numa DMZ da rede - para que eles se comuniquem com o Azure DevOps Services. Basta que eles tenham acesso à internet pública.

O Azure DevOps Server, por sua vez, está limitado a agentes de pipeline hospedados em servidores on-premises.

6. Integração com o Azure AD e Microsoft 365

O Azure DevOps Services permite que você integre sua instância com o Azure Active Directory (Azure AD), permitindo que você gerencie os usuários do serviço de forma centralizada e com base nas políticas de segurança da sua organização.

Já a integração com o Microsoft 365 permite que você aproveite os recursos de produtividade do Microsoft 365, com destaque para o Microsoft Teams. Ao conectar o Azure DevOps ao Microsoft Teams, você pode criar canais de comunicação para cada projeto, permitindo que os membros da equipe se comuniquem de forma mais eficiente e organizada. Você pode integrar comandos do Azure DevOps aos canais de chat do Teams, e pode também trazer as informações do Azure DevOps (como boards e backlogs) para dentro do Teams na forma de abas.

7. Ferramentas de DevSecOps avançadas

O Azure DevOps Services permite que você complemente seus pipelines de DevSecOps com ferramentas de nuvem da Microsoft focadas em segurança de código, como o Microsoft Defender for DevOps e o GitHub Advanced Security for Azure DevOps.

8. Licenciamento de prestadores de serviço

Uma coisa legal - e pouco conhecida - do modelo do Azure DevOps Services é que usuários de Visual Studio Subscription podem usar o Azure DevOps Services gratuitamente em qualquer organização em que eles se conectarem.

Em outras palavras, imagine que:

  1. Você trabalha em uma empresa que utiliza o Azure DevOps Services;
  2. Vocês costumam contratar prestadores de serviço para desenvolverem aplicações para vocês;
  3. As empresas que você contrata disponibilizam assinaturas de Visual Studio (Professional ou Enterprise) para os colaboradores que prestarão serviço para vocês;

Neste caso, esses colaboradores podem se conectar ao Azure DevOps Services de vocês gratuitamente, utilizando o benefício da assinatura de Visual Studio que eles trouxeram da empresa prestadora.

9. Migração de alta fidelidade

Caso você opte por migrar sua instância de Azure DevOps Server para a nuvem, é possível fazer uma migração de alta fidelidade, onde que você leva todos os dados da sua instância de Azure DevOps Server para o Azure DevOps Services sem perder nenhum dado ou histórico.

Conclusão

O Azure DevOps Services é uma ferramenta poderosa e que pode ajudar a sua empresa a se tornar mais produtiva e eficiente, reduzindo o custo total de propriedade do seu ambiente de desenvolvimento e entregando mais valor para o seu negócio.

Com a experiência de inúmeros projetos de migração realizados com absoluto sucesso ao longo de sua existência, a CloudMotion está pronta para ajudar você e sua empresa a migrar para o Azure DevOps Services com segurança e tranquilidade. Quer saber mais? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seu projeto!

Ah, tem algum outro motivo que não listamos aqui e que foi decisivo na sua empresa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Um abraço e até a próxima!

(Este artigo é uma atualização de um outro feito há bastante tempo sobre este mesmo tema…)



10/04/2023 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico, Negócios | Tempo de leitura: 9 mins.

Postagens relacionadas