Abrace as oportunidades da API Economy com o Azure API Management

APIs não são exatamente uma novidade. Muito pelo contrário: já há muitas décadas que as Application Programming Interfaces permitem que sistemas diferentes interajam entre si. A novidade de fato é a chamada Economia de APIs, que só se tornou possível graças à nuvem.

A Economia de APIs

Desde os acessos de nível mais baixo (como as APIs disponibilizadas por um sistema operacional) até os de mais alto nível (como bibliotecas de acesso a dados), APIs permitem que aplicações e sistemas conversem entre si e consigam oferecer a seus usuários informações mais ricas e completas do que seria possível se fossem “ilhas” completamente isoladas.

Por muito tempo, entretanto, APIs eram mecanismos proprietários. Cada programa, cada sistema expunha suas próprias APIs de uma maneira proprietária e totalmente não-padronizada. Assim, aplicações e sistemas que quisessem compartilhar informações entre si precisaram escrever códigos de interação específicos para cada API que fossem consumir.

Com o advento da Internet e a popularização de protocolos e formatos de dados abertos e padronizados - tais como TCP/IP, HTTP, XML, SOAP e JSON - as APIs atingiram um novo patamar. Até então restritas ao formato proprietário de um sistema específico, as novas APIs baseadas em padrões abertos permitiram que as empresas pudessem compartilhar informações numa escala muito maior e de maneira mais simples e consistente.

E, nesse momento, alguém se lembrou de que “dados são o novo petróleo” e que APIs servem, essencialmente, para expor dados. Nascia aí a Economia de APIs.

A Economia de APIs (“API Economy”) refere-se à estratégia por trás da exposição de serviços e ativos digitais de uma empresa, de forma controlada e através de APIs. Nesse contexto, a palavra “economia” refere-se à gestão cuidadosa dos recursos disponíveis e, por isso, o termo Economia de API pode, muitas vezes, ser usado como sinônimo de Gestão de API (“API Management”).

APIs abrem um novo mundo de possibilidades de integração
APIs abrem um novo mundo de possibilidades de integração (clique para ampliar)

Muitas empresas perceberam que uma estratégia bem definida de exposição e integração de APIs podia abrir novas oportunidades de negócios até então inimagináveis, criando novos fluxos de receita baseados na cuidadosa exploração dos dados expostos por suas APIs e pelas APIs de terceiros. Há empresas que literalmente vivem de coletar e processar dados para, então, vender acesso a suas APIs que expõem esses dados processados.

As interfaces de programação de aplicativos (APIs) foram elevadas de mera técnica de desenvolvimento para um condutor de modelo de negócios e algo a ser considerado pela diretoria.

Os principais ativos de uma organização podem ser reutilizados, compartilhados e monetizados por meio de APIs que podem ampliar o alcance dos serviços existentes ou fornecer novos fluxos de receita.

As APIs devem ser gerenciadas como um produto - um construído em cima de uma pegada técnica potencialmente complexa que inclui sistemas e dados legados e de terceiros.

API Economy”. George Collins and David Sisk. Deloitte Consulting LLP (2015).

Outro benefício indireto percebido por empresas que buscaram a adoção de uma estratégia de Gestão de APIs foi a redução drástica no custo de construção e manutenção de integrações com parceiros. Antigamente, essas empresas se viam na situação desconfortável de construir integrações “tailor-made”, customizando-as para cada um de seus parceiros de negócio. A proliferação de integrações, cada uma construída a seu modo e sem nenhuma padronização ou gestão centralizada, significava um custo enorme cada vez que uma alteração se fazia necessária, ou quando um novo parceiro de negócios era trazido a bordo. Com o modelo proposto pela Economia de API a lógica se inverte: agora, quem deve se adaptar são os parceiros, que passam a consumir dados de uma maneira consistente e pré-determinada.

Não por acaso, o modelo da Economia de API e uma arquitetura baseada em microsserviços se potencializam mutuamente, pois microsserviços são especialmente beneficiados por um modelo guiado por APIs.

Arquitetura de microsserviços, expondo dados corporativos para consumidores internos e externos através de APIs
Arquitetura de microsserviços, expondo dados corporativos para consumidores internos e externos através de APIs (clique para ampliar)

Entretanto, a proliferação desgovernada de APIs pode trazer um novo conjunto de problemas. Gerenciar aspectos como segurança, escalabilidade, versionamento, políticas de conformidade e controle de acesso torna-se impraticável sem uma ferramenta que suporte a construção ordenada de um Gateway de APIs. É aí que entra o Azure API Management.

Azure API Management

À medida que mais e mais APIs são desenvolvidas e implantadas na Internet e dentro das organizações, torna-se ainda mais importante gerenciar todo o ciclo de vida de uma API. Uma solução de Gestão de APIs (“API Management”) permite que desenvolvedores e arquitetos gerenciem os estágios-chave de uma API conforme ela é projetada, publicada e compartilhada com sua base de consumidores. Os principais aspectos de segurança, documentação, crescimento da API e outros requisitos importantes podem ser gerenciados com uma ferramenta de Gestão de APIs.

O Azure API Management (Azure APIM) é uma solução de Gestão de APIs que oferece uma grande quantidade de recursos que facilitam o dia-a-dia de equipes que precisam construir e publicar APIs. Em especial, o Azure APIM oferece:

  • Gateway de APIs. Um servidor Gateway que permite acesso controlado a serviços de backend, reforçando o estrangulamento e as políticas de segurança.
  • Documentação e Ferramentas de Publicação.
  • Portal de Acesso do Desenvolvedor. Ponto central para os desenvolvedores gerenciarem chaves de API, documentação, SDKs.
  • Relatórios e Análise. Monitore o uso e informe sobre tendências.

Azure API Management
Azure API Management (clique para ampliar)

Um dos destaques do Azure API Management é o seu Portal do Desenvolvedor, que permite que designers, analistas e desenvolvedores personalizem facilmente, através de uma interface gráfica no próprio navegador, todos os recursos que serão oferecidos no portal para os consumidores externos das APIs.

Portal do Desenvolvedor do Azure API Management
Portal do Desenvolvedor do Azure API Management (clique para ampliar)

Além disso, é possível integrar o Azure API Management ao Azure DevOps para permitir a construção de um pipeline automatizado de DevOps para a publicação de APIs e atualização do portal.

Conclusão

O Azure API Management facilita, e muito, a construção de um gateway de APIs de alto desempenho que torna muito mais simples expor as APIs de sua empresa para seus clientes e parceiros, permitindo que sua empresa acelere sua ida à Economia de APIs.

Ah, e se sua empresa estiver procurando um parceiro com experiência na implantação de soluções de API baseadas em API Management, com diversos casos de sucesso em clientes de grande porte, não deixe de nos procurar. Nós da CloudMotion teremos o maior prazer em ajudar sua empresa a construir com sucesso seu Portal de APIs. Fale com a gente!

Um abraço,
    Igor



07/07/2020 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 5 mins.

Postagens relacionadas