Série Azure DevOps Service parte 1 - O que é o Azure DevOps Services?

Empresa nova, vida nova! Como você já sabe (se não sabe vai descobrir agora) a CloudMotion é um spin-off da Lambda 3, onde estamos focados em consultoria de Nuvem e DevOps. Mas o que é o spin-off ? Spin-off é quando uma empresa entende que para não desviar de um foco principal prefere fazer separação do seu negócio em duas empresas diferentes. E no nosso caso, a CloudMotion é a empresa que ficou focada em consultoria.

Como estamos começando um novo ciclo nessa empresa, resolvi escrever uma série de posts para ajudar à você que ainda não sabe muito bem o que é o Azure DevOps Services e como ele pode ajudar você e seu projetos com as melhores práticas utilizadas pelas grandes empresas no mundo. Então vamos lá..

O que é o Azure DevOps Services ?

Azure DevOps Services é um serviço de nuvem oferecido pela Microsoft para colaboração no desenvolvimento de um sistema. O Azure DevOps Services, porvê funcionalidades que de forma integrada apoiam você e sua equipe a iniciar o desenvolvimento do seu software de forma correta usando as melhores ferramentas e práticas que dão suporte para o início da sua jornada DevOps.

Dentre as funcionalidades oferecidas nós possuímos:

  • Repositórios Git para gerenciamento do código-fonte e os artefatos do seu sistema
  • Ferramentas para configuração e controle de Builds e Releases que suportam os processo de Continuous Integration e Continuos Delivery
  • Ferramentas que apoiam o planejamento ágil e controle do trabalho, defeitos, problemas, usando Kanban ou Scrum.
  • Ferramentas para testar suas aplicações, incluindo execução de testes manuais, exploratórios e continuous testing
  • Dashboards extremamente customizáveis para compartilhar com o seu time e os envolvidos o progresso e as tendências do seu projeto.
  • Wiki para compartilhamento de informações entre o seu time.

O ecossitema do Azure DevOps também porvê suporte para adicionar extensões e integrações com outros serviços populares que são fornecidos por outros fabricantes, como por exemplo integração com o GitHUb, SonarQube, entre tantos outros.

É importante frisar que o Azure DevOps Services não suporta apenas a plataforma de desenvolvimento Microsoft. Conseguimos integrar várias IDEs diferentes para que você consiga desenvolver o seu sistema na sua linguagem de programação preferida sem perder as funcionalidades e facilidades oferecidas pela plataforma.

Conseguimos usar apenas o que realmente precisamos. Imaginem a seguinte situação, você já possui seu código em uma conta do GitHub mas quer começar a fazer builds e releases de forma automática. Você consegue continuar com o seu código no GitHub e usar as features do Azure Pipelines para atender essa necessidade, sem a necessidade de migração do seu código todo para o Azure Repos. Seu código-fonte continua no GitHub e com as integrações da plataforma podemos vincular as ferramentas do Azure Pipeline para baixar diretamente de lá sem problemas e interrupções manuais no seu processo.

E o melhor ficou para o final, para ter acesso à essas funcionalidades de forma rápida e fácil você não precisa gastar nenhum centavo. Basta criar uma conta em dev.azure.com e você já vai poder desfrutar da plataforma. Só de criar sua conta você já ganha:

  • Grátis até 5 usuários com a licença básica
  • Azure Pipelines: 1 agente Microsoft-Hosted com 1800 minutos para poder usar por mês para você fazer suas builds e releases e até 10Gbs de storage para seu código-fonte e resultados das suas Builds e Releases nos agentes.
  • Azure Boards: Controle do seu trabalho e utilização dos boards para Kanban
  • Azure Repos: Repositórios Git ilimitados
  • Azure Artifacts: Gerenciamento de pacotes para até 5 usuários
  • Load Test (20.000 VUMs/Mês)
  • Lincença do tipo Stakeholders ilimitada

Com isso você já consegue gerenciar seus projetos, usando as melhores práticas ágeis e utilizar as técnicas de Continuous Integration e Continuous Delivery sem gastar nada.

O Azure DevOps atende a todos os públicos, desde as pessoas que tem projetos pessoais e querem uma plataforma para ajudá-los a desenvolver seu software com qualidade até uma empresa com centenas de funcionários.

Esse post inicial é simples, apenas para falar o que é o Azure DevOps Services de maneira sucinta e quais as vantagens que temos. Nos próximos posts vou falar como podemos utilizar cada uma das funcionalidades do Azure DevOps Services e com dicas de configuração e utilização que eu e o nosso time de consultores adquiriu ao longo do tempo.

Vou tentar seguir uma sequencia lógica, e ir do início ao fim, sempre tentando olhar para coisas grátis que qualquer um pode usar para fazer testes. No próximo post vou falar da primeira funcionalidade o Azure Repos, é lá que vamos disponibilizar nosso código fonte para depois poder compilar, executar testes, executar análises no nosso software, realizar o deploy dele em servidores e monitorar para pegar o feedback do nosso usuário.

Espero que tenha gostado e se tiver algum dúvida específica me manda um e-mail ou deixe nos comentários.

Até a próxima, Claudio Romão



19/03/2019 | Por Claudio Romão | Em Técnico | Tempo de leitura: 4 mins.

Postagens relacionadas