Preciso instalar o Visual Studio no meu servidor de build?

Mais uma da série “dúvidas comuns sobre o Team System”: Muitos clientes nos perguntam se é preciso instalar alguma versão do Visual Studio Team System no servidor de build (mais precisamente no agente de build - essa é a nomenclatura correta). A resposta curta é: Provavelmente. A resposta completa é: Se você pretende usar em seus builds algum dos recursos a seguir:

  • Testes em geral (unitários, web, carga etc.);
  • Análise Estática de Código (Code Analysis);
  • Testes Unitários de Banco de Dados;
  • Compilação e Implantação de Projetos de Banco de Dados. Então você precisará instalar a versão adequada do Visual Studio no agente de build. Isso se deve ao fato de que os recursos listados acima são exclusivo do IDE, sendo “aproveitados” pelo agente no ato da execução do build. As DLLs que executam cada uma das funções acima não podem ser instaladas individualmente; para isso você deve instalar o Visual Studio, de acordo com a tabela abaixo: <table cellpadding="2" width="743" cellspacing="0" border="1" > <tbody > <tr >
**Recurso** **Versão Necessária** Testes Unitários Team Developer ou Team Tester (2005); Professional (2008) Testes em geral Test Edition Análise Estática de Código Development Edition Testes Unitários de Banco de Dados Database Edition Projetos de Banco de Dados Database Edition

</tr> </tbody> </table> Para simplificar o processo de seleção listado na tabela acima, muitos de nossos clientes preferem instalar o Team Suite nos agentes de build.

Licenciamento

Este é um ponto muito importante: Na maioria dos casos, você NÃO PRECISA COMPRAR uma licença adicional para seus agentes de build. O licenciamento segue a seguinte lógica:

“A pessoa que criar o script de build pode instalar no agente de build a mesma licença que ela tem para uso em seu próprio computador”

Em outras palavras: Se eu tiver um Visual Studio Team System Development Edition (que eu uso no dia-a-dia para desenvolvimento dos meus sistemas) e for o responsável por criar o script de build, isso me dá o direito a:

  1. Adicionar o recurso de Análise de Código (que faz parte do Development Edition) ao meu script de build;
  2. Instalar o Visual Studio Team System Development Edition (que é a licença que eu tenho em meu próprio computador) no servidor de build, sem custo adicional. Por isso, se você quiser usar num mesmo script de build os recursos de análise de código (Development Edition), testes (Test Edition) e banco de dados (Database Edition), a pessoa que cria o script de build deve ter o Team Suite.


11/06/2008 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas