Como descobrir quem apagou uma definição de build

Hoje me perguntaram aqui na Lambda3 se dá para saber quem apagou uma definição de build no TFS.

Sim, dá. Mas pode não ser exatamente do jeito que você imaginou…

O TFS tem, desde a versão 2010 (se não me falha a memória) uma página que permite visualizar o log de atividades executadas no servidor. Apesar de não chegar a ser um log de auditoria (pois ele não registra 100% das ações executadas em seu TFS), ele ajuda e muito os administradores de TFS que precisam se inteirar do que anda acontecendo em seu servidor.

Em versões mais antigas do TFS, a página Activity Log ficava “escondida”, pois não havia nenhum link dando acesso à página. Você precisava saber qual era o URL certo para acessar essa página: http://<seu-servidor-tfs>:8080/tfs/_oi. O truque era colocar o caminho _oi no final do URL.

Já no VSTS (e nas versões mais recentes do TFS), a página (que agora se chama Usage) pode ser acessada através do link Usage, disponível na seção de configuração da conta (VSTS) ou da coleção (TFS):

Link "Usage" na página de configurações da conta (VSTS) ou da coleção (TFS)

Na página de Utilização são listadas as operações mais recentes executadas no TFS/VSTS. Na imagem abaixo, podemos ver que uma definição de build foi excluída, juntamente com dados como o nome do usuário e a hora em que isso aconteceu:

Mas nem tudo são flores

Lembra que eu falei que essa página não serve como um log de auditoria? Um dos problemas é que ela lista apenas o nome do comando, não seus parâmetros. Em outras palavras, consigo saber que alguém apagou uma definição de build mas não consigo saber qual foi apagada.

O time de produto sabe que ainda há muito a ser feito em termos de suporte a auditoria no TFS e no VSTS e isso está no roadmap do produto. O jeito é aguardar pelas novidades.

Um abraço,
Igor



17/04/2018 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas