Visual Studio Team Edition for Database Professionals

“Como assim, ‘Team Edition for Database Professionals’? Achei que era só Architect, Developer e Tester…”

Pois é, foi feito agora o anúncio oficial do lançamento do mais novo membro da família Team System! Agora, os DAs (Data Analysts) e DBAs (Database Administrators) têm sua própria ferramenta para modelagem, teste e manutenção de bancos de dados. Essa nova ferramenta do Team System oferece:

  • Controle das alterações no banco de dados – Manipule o schema do banco de dados mesmo se estiver offline, utilize controle de mudanças e versão integrados à ferramenta (check-in, check-out etc. para as definições dos objetos do banco de dados) e produza script de mudança para implementar as modificações.

  • **Automação de testes de bancos de dados **– Crie e execute testes unitários escritos em T-SQL ou código gerenciado.

  • **Melhor colaboração e comunicação **– Os profissionais de bancos de dados serão integrados a gerentes de projetos, arquitetos, desenvolvedores e testers como parte de um time coeso, compartilhando todas as ferramentas oferecidas pelo Team System, usando o Team Foundation Server para work items, controle de versão, relatórios, comunicação e mais.

Além de um novo editor T-SQL, que inclui execução paralela e visualização dos planos de execução, a Team Edition for Database Pros apresenta:

  • Rename Refactoring – Renomeie qualquer objeto de banco de dados e automaticamente atualize todos os objetos (por exemplo, stored procedures) que o referenciam.

  • SchemaCompare – Gere scripts de atualização de schema baseados na comparação dos schemas de dois bancos de dados diferentes (alguém falou “SQL Compare”?).

  • DataCompare – Gere scripts de atualização de dados baseados na comparação do conteúdo de dados de dois bancos de dados diferentes (alguém falou “SQL Data Compare”?).

  • DataGenerator – Crie planos de geração de dados baseados nos bancos de dados de produção para gerar massas de teste mais realistas.

Em junho deve ser lançado o primeiro Community Technology Preview (CTP) da ferramenta. CTP é o termo que designa uma versão pré-beta, que dá a chance aos usuários de ter contato mais cedo com a ferramenta. Proprietários do Visual Studio Team Suite terão acesso livre ao CTP e, posteriormente, à versão final da ferramenta através de sua assinatura MSDN. Segundo S. “Soma” Somasegar, vice-presidente corporativo da divisão Developer da Microsoft, “Visual Studio Team Edition for Database Professionals is a great example of the innovation we are bringing to the application lifecycle management (ALM) market. It’s a market-shifting database development product designed to manage database changes, improve software quality through database testing and bring the benefits of Visual Studio Team System and life cycle development to the database professional (such as database architects, database developers and database administrators). “ Para saber mais:



31/05/2006 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas