Grupo de Ensino migra portal para o Azure para atender demanda crescente

O problema

A demanda por instituições de ensino superior que ofereçam cursos no formato EAD (ensino à distância) vem crescendo já há alguns anos no Brasil, e foi intensificada pela necessidade de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

Com isso, o cliente - um grande grupo de ensino brasileiro - espera que a procura por vagas e o consequente interesse pelo seu processo de vestibulares cresça ainda mais em 2021 e nos anos seguintes.

Entretanto, os picos de demanda têm características sazonais e isso sempre representou um grande desafio para o time de TI do cliente, que não conseguia escalar a solução de maneira eficiente por ela estar baseada numa infraestrutura on-premises. O modelo de aquisição de hardware para crescimento do datacenter torna-se economicamente proibitivo, dado que ele exige que se compre servidores e storage pensando na capacidade máxima a ser atingida. Isso leva a frequentes períodos de ociosidade, e portanto de dinheiro desperdiçado.

Para melhorar a utilização de seus recursos, o cliente tinha clareza que precisaria migrar para um modelo de crescimento elástico, que permitisse que a infraestrutura fosse aumentada (e reduzida) sob demanda, permitindo assim que os gastos adicionais se limitassem aos picos de demanda, sem a necessidade de manter infraestrutura ociosa.

Nesse momento, o cliente procurou a Microsoft e a CloudMotion para apresentar uma solução para seu cenário.

A Solução CloudMotion

A aplicação a ser migrada era um Portal de Inscrições, usado por pessoas interessadas em se inscrever nos processos seletivos de vestibular da universidade. O Portal de Inscrições é escrito em PHP e utiliza um banco de dados PostgreSQL.

A migração foi feita para uma arquitetura baseada em Azure App Service, conforme diagrama a seguir:

Diagrama de Arquitetura da Solução

Os benefícios obtidos

Com a migração do seu Portal de Inscrições para o Microsoft Azure, o cliente conseguiu reduzir o esforço necessário do seu time de Operações para manter (e escalar) o ambiente, tirando proveito extensivo de recursos de automação para obter monitoramento e escala automática do tamanho do ambiente, além da otimização dos custos associados à infraestrutura necessária para atender a demanda crescente de alunos.