Aumente a Eficiência do seu Fluxo de Trabalho no Azure DevOps com Agent Pools e VMSS

Neste post, vamos explorar como o uso de Virtual Machine Scale Sets (VMSS) pode melhorar o desempenho e a escalabilidade dos Agent Pools no Azure DevOps. Saiba como aproveitar ao máximo essa poderosa combinação de recursos para impulsionar a eficiência do seu fluxo de trabalho no Azure DevOps.

Introdução

Imagine a seguinte situação: você está desenvolvendo um projeto de software em equipe e precisa executar vários pipelines de compilação, teste e implantação regularmente. No entanto, você percebe que sua infraestrutura atual não é capaz de lidar com o aumento da carga de trabalho. Consequentemente, os tempos de espera se estendem, as tarefas são atrasadas e a produtividade geral é afetada.

Além disso, gerenciar manualmente a capacidade dos agentes pode ser um desafio.

É necessário garantir que haja agentes suficientes disponíveis para executar as tarefas, mas também evitar a alocação excessiva de recursos quando a demanda é baixa. Isso requer monitoramento constante e intervenção manual, o que consome tempo e recursos preciosos.

A implementação de Virtual Machine Scale Sets (VMSS) para Agent Pools no Azure DevOps resolve esses problemas. Usar o VMSS para Agents Pools tem várias vantagens, como:

Escalabilidade automática: Pode lidar com variações na demanda de trabalho.
VMs como uma única entidade: Isso facilita a implantação de atualizações e a correção de problemas em todas as VMs do conjunto.
Redução de custos: Você só paga pelos recursos de computação que está usando.

Com essa solução, você não só garante uma execução mais rápida e eficiente dos pipelines, reduzindo os tempos de espera, mas também automatiza o gerenciamento da capacidade dos agentes.

Isso libera sua equipe de tarefas manuais e permite que se concentrem em atividades mais importantes, melhorando a produtividade geral do desenvolvimento de software.

Como configurar um VMSS para Agent Pools?

Configurar um VMSS para Agent Pools é relativamente simples. Aqui está um guia passo a passo para configurar um VMSS para Agent Pools:

Antes de prosseguir, é importante que você já tenha criado o VMSS.

  1. Configure o VMSS para se registrar com o Azure DevOps como um Agent Pool. Registrando VMSS

No vídeo acima, registramos o VMSS criado no Azure com o nome de VMSS-Pool. Ele foi configurado para ter no máximo 5 agentes, sendo que 2 estão em standby. Isso significa que sempre haverá 2 agentes disponíveis para as pipelines. Caso haja uma demanda maior, novos agentes serão criados automaticamente. Também configuramos para que os novos agentes sejam deletados após 30 minutos de inatividade, mantendo assim, na maior parte do tempo, apenas dois agentes em uso.

  1. Aloque o Agent Pool nas pipelines.
1
2
pool:
  name: VMSS-Pool (Nome do Agent Pool)

Feito isso, toda vez que a pipeline for executada, ela utilizará o pool “VMSS-Pool”.

Conclusão

Utilizar agent pools por meio de VMSS é uma ótima maneira de dimensionar seus agentes automaticamente, evitando custos desnecessários. Além disso, é possível criar um conjunto de softwares personalizados de acordo com as necessidades específicas. A utilização de imagens personalizadas possibilita essa criação de ambiente customizado, o que torna o processo mais eficiente e flexível.

Para saber mais

Azure Virtual Machine Scale Set agents



05/05/2023 | Por Igor H. Rossetti | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas