DevOps é mais do que automação

Esse meme era para ser uma piada, mas infelizmente é uma triste realidade. O que a gente mais vê por aí são pessoas buscando cursos de formação para DevOps que ensinam as mais diferentes ferramentas - Ansible, Docker, Kubernetes, Cloud, CI/CD etc. - como se isso tudo bastasse para preparar uma pessoa para trabalhar com DevOps. Nada mais longe da verdade!

É claro que estudar todas essas ferramentas é importante, mas não basta. DevOps sempre foi sobre melhorar as interações entre pessoas e equipes, e não apenas sobre automatizar coisas.

Quer um exemplo?

Jez Humble, um dos autores do “The DevOps Handbook” (leitura obrigatória!), criou uma sigla para descrever os pilares sobre os quais as práticas de DevOps se apóiam. Essa sigla é a “CALMS”, que vem de:

Os cinco princípios de DevOps, segundo Jez Humble: Cultura, Automação, Lean, Medição ("Measurement") e Compartilhamento ("Sharing")
Os cinco princípios de DevOps, segundo Jez Humble: Cultura, Automação, Lean, Medição ("Measurement") e Compartilhamento ("Sharing") (clique para ampliar)

Esses cinco princípios - Cultura, Automação, Lean, Medição e Compartilhamento - nos lembram daquilo que realmente importa no DevOps.

Reparou uma coisa? Automação é só uma parte do que forma o DevOps! Todo o resto - mudanças culturais, otimização de processos, medições e coleta de feedback, compartilhamento de conhecimento e responsabilidade - tudo isso é ignorado pelos “cursinhos” que vendem DevOps como se fosse simplesmente “a coleção de ferramentas usadas para colocar aplicativos na nuvem.”

Não se engane. Se você se limitar a aprender as ferramentas, sem entender o porquê por trás delas, vai estar fadado à estagnação. No fim das contas, vai ser só uma mudança de título - de “sysadmin” para “DevOps Engineer” - sem que, na prática, isso tenha representado qualquer mudança significativa no seu trabalho, no seu time e na sua empresa.

Se você quer realmente aprender DevOps, não se limite a aprender as ferramentas. Estude sobre as práticas que as ferramentas estão tentando resolver. Estude sobre as mudanças culturais que são necessárias para que essas práticas sejam implementadas.

Acima de tudo, entenda como as ferramentas podem ser usadas para facilitar a implementação dessas mudanças culturais.



12/12/2022 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas