Azure Video Indexer - Extraia informações relevantes do seus videos e áudios para aprimorar a base de conhecimento do seu negócio

Olá pessoal! Espero que estejam bem. Lucas Rocco - Consultor da Cloud Motion, trazendo mais um conteúdo pra vocês, e esse pode ser novidade para muitas pessoas, que é o serviço do Azure Video Indexer.

O Video Indexer é um indexador de video e áudio com vários recursos para extração de metadados dessas fontes. Produzir palavras-chave para marcação de pontos na linha do tempo do vídeo, insights, transcrição do áudio, tradução para outras linguas e até mesmo tentar definir a emoção expressada pelo interlocutor num trecho específico do vídeo.

Trarei uma demo baseada em um vídeo de Tech-Talk interno da Cloud Motion para demonstrar o quão útil esse tipo de serviço se torna, quando você tem muitos vídeos e precisa documentar e encontrar rapidamente o conteúdo para disponibilizar para seus clientes.

Pré-Requisitos

  1. Entrar com uma conta do AAD, Microsoft (Pessoal) ou Google conta gratuita para início imediato.
  2. Ter um video para realizar o upload e testar a indexação do conteúdo no serviço do Azure Video Indexer.

Video Indexer Login
Video Indexer Login (clique para ampliar)

Upload do Vídeo

  1. Após o login, aparece a tela principal com caixa de pesquisa, vídeos recém-carregados (se houver) e o botão carregar. Clique em carregar:

Upload Video Principal
Upload Video Principal (clique para ampliar)
  1. Arraste o arquivo ou procure no computador e até é possivel informar uma URL que possibilite de download do video, como a do OneDrive:

Upload Video Carregar
Upload Video Carregar (clique para ampliar)
  • São suportados diversos formatos de videos disponíveis no mercado. Utilizei um video no formato *.mp4
  • Irá demorar alguns minutos para realizar a indexação. Você receberá um e-mail notificando sobre a conclusão da indexação do seu video.
  • Exemplo: Video Indexado

Analisando Dados Indexados

Uma vez que foi terminado o processo de indexação, dentro do modelo padrão de análise, são trazidos os metadados de informações, como:

  • Insights: Contém informações sobre palavras chave capturadas, tópicos sugeridos, rótulos, etc.
  • Linha do Tempo: Transcrição do texto capturado no áudio do video.

Video Indexer Insights
Video Indexer Insights (clique para ampliar)
  • Cada Insight tem sua categoria e sua marcação na linha do tempo, para que você possa navegar diretamente ao ponto onde o metadado foi identificado. Em outras palavras, te leva direto ao ponto! Video Indexer Insights
  • Interessante o Insight de Entidades, porque o indexador acaba encontrando informações públicas relacionadas a uma marca, pessoa, etc.
  • Inclusive as emoções que são percebidas pela Inteligência Artificial, geram pontos de marcação na linha do tempo para análise.

Criando uma Pessoa Modelo

Isso serve para identificar uma pessoa em um vídeo que mostre o seu rosto. Uma foto da pessoa pode ser subida para o modelo, e se for alguém público, como: artistas, políticos, etc. A Inteligência Artificial consulta inúmeras fontes públicas, como: IMDB para a TV, Wikipedia, etc. e os metadados são trazidos para complementar as informações desse video. E inclusive é comumente usado para fins de segurança, na busca de identificação de pessoas. Lembrando que isso deve ser utilizado com consetimento das pessoas que tem seus dados coletados. Para mais detalhes, acesse: Customize a Person Model

Video Indexer API

Para fins de desenvolvimento, onde por exemplo, um portal pode usar informações da API do Video Indexer, para promover conteúdo de pesquisas. E isso aumenta o poder do seu WebSite. Onde um catálogo de videos pode ser enriquecido com os metadados, para que seus clientes tenham uma busca mais assertiva sobre o que estão buscando. A API tem um portal com documentação especifica para cada uso. Acesse: Video Indexer API Portal para mais informações.

Video Indexer API Portal
Video Indexer API Portal (clique para ampliar)
  • Faça login. No Explore APIs, temos a documentação demonstrada a seguir:

Video Indexer API Explorer
Video Indexer API Explorer (clique para ampliar)

Bom, é isso! Agradeço os leitores e espero que tenham visto alguma utilidade em seus negócios.

Obrigado! Até a próxima!

Lucas Rocco Ferreira - Consultor Cloud & Devops



01/07/2021 | Por Lucas Rocco Ferreira | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas