O que é o GitHub Actions?

E aí, você já ouviu falar do GitHub Actions?? Não?! Então está na hora de entender o que é essa feature do GitHub.

A maioria das pessoas utiliza o GitHub apenas como um repositório de código-fonte e quando precisava fazer algum processo de build ou deploy acabava integrando com outras plataformas, como por exemplo o Azure DevOps Services, Jenkins etc.

Agora isso já não é mais necessário, podemos fazer tudo isso dentro do próprio GitHub utilizando a feature de “Actions”, facilitando muito o processo de automatização de builds e deploys dos nossos sistemas, pois tudo estará no mesmo repositório.

O GitHub Actions nada mais é do que um orquestrador de workflow. Através dele nós podemos construir um workflow com várias ações que vão descrever os passos necessários para compilar, testar, empacotar, criar releases e até fazer deploy do nosso sistema. O GitHub Actions nos permite implementar as técnicas de CI e CD de forma simples dentro do nosso repositório, não precisando mais fazer integrações com outros sistemas.

Uma outra grande vantagem dessa funcionalidade é a possibilidade de utilizar agentes próprios do GitHub, não havendo necessidade de criação de ambientes específicos para conseguirmos executar nossos workflows de CI e CD. Isso agiliza ainda mais o processo de configuração e execução dos nossos workflows e diminui o custo de implantação, pois já temos uma infraestrutura pronta para utilizarmos.

Quais são os componentes do GitHub Actions?

  • Workflow: É onde vamos descrever todo o processo de automação para podermos compilar, testar e fazer deploy do nosso sistema.
  • Actions: São tarefas que vamos utilizar dentro do workflow. Aqui que vamos definir o que realmente nosso workflow vai fazer.
  • Runners: É a máquina responsável por executar o workflow e as actions e nos prover o feedback do nosso processo. O Runner pode ser o GitHub-hosted, provido pelo próprio time ou self-hosted runner, onde você é responsável por gerenciar o servidor e os serviços instalados nele.

E o custo?

Para repositórios públicos é de graça e para repositórios privados, cada conta recebe alguns minutos de graça, conforme tabela abaixo:

Produto Storage Minutos por mês
GitHub Free 500 MB 2.000
GitHub Pro 1 GB 3.000
GitHub Free for organizations 500 MB 2.000
GitHub Team 2 GB 3.000
GitHub Enterprise Cloud 50 GB 50.000

Acima disso, você terá que configurar o billing para poder utilizar mais espaço e mais tempo de execução de build ou deploy.

Espero que tenha gostado e se tiver alguma dúvida específica me manda um e-mail ou deixe nos comentários.

Até a próxima, Claudio Romão



06/07/2020 | Por Claudio Romão | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas