Painel "DevOps x SRE" no Microsoft Ignite The Tour

Nos dias 12 e 13 de dezembro tivemos mais uma edição do Microsoft Ignite The Tour, reunindo pessoas de todos os cantos do Brasil (e do mundo!) para discutir as novidades de tecnologia da Microsoft. E nós estávamos lá!

No primeiro dia de Ignite em São Paulo tive a oportunidade de moderar um painel de discussão com o tema “DevOps x SRE: Qual deles eu deveria escolher?”. Como você deve imaginar, é um tópico que merece um bom debate!

Painel "DevOs x SRE"
Painel "DevOs x SRE" (clique para ampliar)

Nossos ilustres panelistas foram:

  • Ernani Martins, Cloud Solutions Architect da Microsoft;
  • Milton Câmara, coordenador de desenvolvimento na SGRentals (Hertz, Dollar e Thrifty) e Microsoft MVP; e
  • Tiago Tartari, Head de SRE e Qualidade na Centauro.

A proposta do painel era discutir os prós e contras de cada uma das duas abordagens, e de que forma poderiam (ou não) se complementar. Foi curioso perceber que mesmo sendo Site Reliability Engineering (SRE) uma disciplina mais antiga que DevOps, a maioria da audiência disse estar mais familiarizada com DevOps que com SRE.

Painel rolando no auditório 3 do Microsoft Ignite The Tour
Painel rolando no auditório 3 do Microsoft Ignite The Tour (clique para ampliar)

Um dos pontos mais discutidos foi a diferença conceitual entre DevOps (que é uma cultura) e SRE (que é um papel no time), e como essa diferença leva a dificuldades na compreensão básica de que:

  1. DevOps trata de “o que” precisa ser feito para melhorar o fluxo de trabalho entre Dev e Ops; ao passo que
  2. SRE trata mais do “como” cuidar disso, destacando aspectos como monitoramento e práticas de engenharia de software, com a finalidade de melhorar a confiabiliade dos serviços prestados.

A conclusão, no final, foi a de que as abordagens não são conflitantes mas sim complementares - e que vale muito a pena estudar mais sobre as duas, sem precisar optar por uma ou outra!

Ah, eis aqui um trechinho do nosso painel:

E aí, você participou do painel? O que achou da discussão? E você que não participou, o que acha do assunto? Deixem seus comentários!

Um abraço,
  Igor

Para saber mais



13/12/2019 | Por Igor Abade V. Leite | Em Eventos | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas