Série Azure DevOps Service - O que é o Azure Repos?

Bom a ideia dos posts é seguir uma lógica que nós utilizaríamos em algum projeto. Eu poderia começar tanto pelo Azure Repos quanto pela Azure Boards, onde faremos o planejamento do projeto. Mais por questões de gosto, prefiro brincar mais com código, eu vou iniciar nossa jornada nesse post e nos próximos, do que é o Azure Repos e os principais conceitos para que possamos iniciiar nosso desenvolvimento.

Então vamos lá..

O que é o Azure Repos ?

Azure Repos é uma ferramenta de controle de versão que você pode utilizar para gerenciar o código-fonte da sua aplicação, arquivos de configuração que sua aplicação necessita entre outros arquivos importantes que devam ser compartilhados entre o time do projeto. Independente se o seu projeto é grande ou pequeno é uma boa prática utilizar um sistema de controle de versão desde de o início do projeto.

Mas vamos começar bem do zero. Lembre-se, nossa série é para todos, então vou sempre tentar trazer os conceitos básicos até os avançados.

O que é um controlador de versão?

Um sistema de controle de versão é um software que ajuda a controlar e acompanhar todas as alterações realizadas no seu código-fonte durante todo o tempo de desenvolvimento do seu software, independente se é na fase de criação do sistema ou em seu período de manutenção.

Um sistema de controle de versão funciona da seguinte maneira, toda vez que você edita algum arquivo do código-fonte do seu software ele tira um snapshot, como se fosse uma fotografia do seu arquivo, e guarda essa fotografia para caso seja necessário você possa obter exatamente aquela versão futuramente. Toda alteração realizada e salva no sistema de controle de versão gera uma versão nova dessa fotografia.

Com a fotografia do arquivo, o sistema de controle de versão também guarda algumas informações especiais, como por exemplo, qual usuário realizou aquela mudança e quando a mudança foi feita.

A coleção de fotografias é o histórico de alterações do seu arquivo. E através desse histórico, o sistema de controle de versão permite que possamos comparar versões do mesmo arquivo para identificar o que foi alterado, identificar quando foi feita a última modificação, verificar quem que fez a alteração que pode ter introduzido algum problema no sistema, quem introduziu um bug reportado e etc.

Mesmo que você esteja desenvolvendo um projeto sozinho, um sistema de controle de versão ajuda na organização do seu código-fonte enquanto você arruma bugs e desenvolve novas funcionalidades para o seu sistema. O sistema de controle de versão mantém o histórico, o que nos ajuda a rever qualquer alteração feita em algum momento do seu projeto e até mesmo voltar aquela versão especifica para fazer algum trabalho de investigação ou mesmo realizar um roll back do seu sistema. O Azure repos fornece dois tipos de controle de versão:

  • Git: um modelo distribuído
  • Team Foundation Version Control (TFVC): modelo centralizado de controle de versão.

Para não ficar muito extenso, no próximo post veremos quais são os tipos de sistema de controle de versão.

Até a próxima, Claudio Romão



01/04/2019 | Por Claudio Romão | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas