Compartilhe a internet no Windows 10 com o recurso de “Mobile Hotspot”

Transformar o Windows num hotspot (para compartilhar a Internet por Wi-Fi) é algo que há muito tempo é possível – desde o Windows Vista, se não me falha a memória – mas era absurdamente complicado de se fazer. Finalmente o Windows 10 deu um passo na direção certa.

Habilitar o recurso de Ponto de Acesso Móvel (mobile hotspot) no Windows, antes do Windows 10, implicava em ir para a linha de comando e usar o netsh para habilitar o Wi-Fi virtual (usado pelo hotspot) e então configurar o Compartilhamento de Internet (ICS, Internet Connection Sharing) do Windows para ligar o NAT e o DHCP.

Um usuário típico simplesmente não o conseguiria fazer sem um tutorial.

Compare isso à experiência que se tem num smartphone moderno, onde o compartilhamento de internet está a apenas um toque de distância, e fica claro que essa experiência precisava melhorar. É aí que vem uma das novidades menos comentadas do Windows 10.

Quando você está conectado à internet por celular (por exemplo, usando um modem 3G/4G ou através de um tablet ou computador com suporte nativo a 3G/4G) no Windows 10, surge o novo recurso de Mobile Hotspot, acessível através do Action Center (dica: pressione Windows+A para abrir o Action Center).

Basta clicar uma vez no botão Mobile hotspot (veja na imagem acima) e pronto! Sua internet de celular está compartilhada!

Para configurar seu ponto de acesso (nome de rede, senha etc.) clique com o botão direito (pressionamento longo num dispositivo com tela de toque) e selecione a opção Go to settings:

Clique com o botão direito para abrir a opção "Go to settings"
Clique com o botão direito para abrir a opção "Go to settings" (clique para ampliar)

Na tela de Settings é possível personalizar seu ponto de acesso, além de obter a senha que você compartilhará com as pessoas que acessarão a internet através de seu computador. Você pode, até mesmo, configurar a ativação remota (via Bluetooth) do compartilhamento de internet:

Janela de configuração do Ponto de Acesso Móvel
Janela de configuração do Ponto de Acesso Móvel (clique para ampliar)

IMPORTANTE: O Ponto de Acesso Móvel (mobile hotspot) só está disponível para redes celulares. Ou seja, para compartilhar outros acessos à internet (como, por exemplo, através do cabo ou de Wi-Fi) ainda é necessário usar a técnica antiga de NETSH + ICS. Para esses casos, ou apela-se para um tutorial ou então pode-se usar um aplicativo de terceiros que facilite esse processo.

Um abraço,
  Igor



17/08/2015 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas