Evitando a sincronização de data/hora do Windows Virtual PC

Pessoal, esta dica é TÃO IMPORTANTE para mim que resolvi compartilhar com todos que possam estar passando pelo mesmo problema. Antes, um pequeno histórico:

Tenho uma máquina virtual com o VSTS 2008, baseada no Virtual PC 2007. Essa máquina (literalmente) me acompanha desde que entrei na Microsoft, há quase dois anos. Nela tenho configuradas minhas demos, meus exemplos de integração do TFS com outras ferramentas etc. A máquina está “redondinha”, não fosse pelo fato de ela ter expirado em dezembro de 2008. Ou seja, há mais de um ano! Para poder continuar usando a máquina virtual, mesmo depois de expirada (ainda não criei coragem para refazê-la, pois sei que vai dar MUITO trabalho portar meus exemplos para uma nova VM), sempre tirei proveito de um recurso não muito conhecido do Virtual PC: a possibilidade de desligar a sincronização de data/hora entre host e guest. Dessa forma, mesmo que os dias passem normalmente do lado de fora da máquina virtual, dentro dela estará sempre o mesmo dia. Em outras palavras: enquanto ela fica desligada, é como se estivesse “congelada”; quando a religo, ela volta à mesma data/hora. Dessa forma, ela não expira. Como uso essa máquina apenas para fins de demonstração, ficar com o relógio atrasado não é um problema.

Tudo ia muito bem, até o momento em que adotei o Windows 7 e decidi experimentar o novo Windows Virtual PC (sucessor do já idoso VPC 2007). Eu imaginei que o novo WVPC fosse apenas uma evolução do VPC 2007 e que, portanto, tudo ia continuar funcionando da mesma forma. Qual não foi minha surpresa quando, ao ligar minhas VMs, percebi que ele tinha atualizado o relógio, ignorando a configuração do VPC 2007! Procurei em vários lugares na internet, mas ninguém sabia dar uma solução. O fato é que o WVPC é baseado na mesma tecnologia do Hyper-V e que ambos sempre sincronizam o relógio da VM no instante do boot, mesmo que a configuração do VPC diga que o relógio não deva ser sincronizado… Por muito tempo isso me impediu de adotar o novo WVPC e de tirar proveito de alguns recursos que realmente me chamavam a atenção – em especial as seamless applications e o Windows XP Mode. Não sei porque mas hoje resolvi procurar mais uma vez pela solução – e qual não foi minha surpresa quando finalmente encontrei-a! :-) De acordo com esta thread no fórum do TechNet, é preciso adicionar DUAS configurações ao arquivo VMC da máquina virtual (e não mais apenas um, como no VPC 2007). Abra seu arquivo VMC e adicione/edite as linhas em negrito abaixo: <table cellpadding="2" width="724" cellspacing="0" border="1" > <tbody > <tr >

... ** false ... ** ... ... ... ** false ** ... </hardware> </td> </tr> </tbody> </table> Agora está tudo certo! Posso continuar usando minha VM sem atualizar o seu relógio interno!!!

07/01/2010 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas