28/08/2008 | Autor: Igor Abade V. Leite | Categoria: Técnico | Comentários

CodePlex em destaque – Fique ligado!

Tem muita gente que nunca ouviu falar no CodePlex. Para quem não conhece, o CodePlex é um site que oferece a desenvolvedores de software livre (código aberto, open source) toda a infraestrutura para que possam hospedar seus projetos. Esses projetos podem ser desenvolvidos em qualquer tecnologia, para qualquer plataforma. A única exigência é que o software seja oferecido com algum tipo de licença de código aberto.

image
image

Esse site tem uma característica técnica bastante interessante: a estrutura de Gerência de Configuração (Controle de Versão e Gestão de Problemas) é baseada no Team Foundation Server. Ou seja, você pode usar o TFS de forma gratuita para hospedar seus projetos open-source. Você pode inclusive baixar o Team Explorer (também gratuito) para integrar seu Visual Studio (Standard ou superior) ao CodePlex.

image
image

Se o próprio site é desconhecido, o que dizer dos projetos hospedados lá? Há muita coisa bacana, bastante útil, e que poderia ajudá-lo a resolver problemas que você possa ter no seu dia-a-dia. Por isso, resolvi criar uma categoria especial (e recorrente) de postagens: CodePlex em destaque.

Toda sexta-feira irei destacar algum projeto hospedado no Codeplex e que esteja de alguma forma ligado ao Visual Studio Team System. Amanhã teremos o primeiro post da série.

Aguarde!

Technorati Tags: VSTS,Team System,TFS,CodePlex